sábado, 29 de outubro de 2016

10 coisas que você precisa saber sobre o nosso sangue

Os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e as plaquetas do nosso sangue surgem na medula óssea.

As plaquetas representam menos de 1%, os glóbulos brancos constituem outro 1% ou menos, os glóbulos vermelhos (ou hemoglobina) são 44% e o plasma forma outros 55% do nosso sangue.

As plaquetas são imprescindíveis na coagulação. Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para todo o organismo. Já os brancos são constituídos de neutrófilos, eosinófilos, basófilos, linfócitos e monócitos, que recebem a denominação geral de leucócitos. São as Forças Armadas do sangue, responsáveis pelo sistema de defesa do organismo.

De cor amarelada, o plasma leva água e nutrientes para o resto do corpo. Detalhe: ele é 92% constituído de água.



Quantos litros de sangue há numa pessoa normal? São 5 litros de sangue.

Podemos perder apenas 2 litros de sangue sem risco de morte. Em uma transfusão, são retirados 450 mililitros de sangue.

Quais os tipos sanguíneos existentes? Os mais comuns entre os 27 diferentes tipos sanguíneos são: A, B, AB e O. A maior parte da população brasileira pertence aos tipos A+ e O+. Mas o que determina os diferentes tipos sanguíneos?

O coração bombeia o sangue para o organismo. Os órgãos responsáveis pela filtragem são os rins. A falência dos rins é chamada de insuficiência renal.

O sangue circula a uma velocidade de 2 quilômetros por hora, mas ao sair da aorta, uma artéria que começa no coração, ele chega a 108 quilômetros por hora.

Veja outra curiosidade em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário