quarta-feira, 12 de outubro de 2016

10 coisas que você precisa saber antes de conhecer a Finlândia


Três quartos da superfície da Finlândia são cobertos por florestas – a típica floresta boreal do hemisfério norte.

Existem 187 mil lagos e 180 mil ilhas no território finlandês. Somados aos cursos de água, os lagos ocupam mais de 10% da superfície do país.

A Finlândia é o país menos densamente povoado da União Europeia, com 5,3 milhões de habitantes (dados de 2011) – a maioria concentrada no sul.

Helsinque não é só o principal porto, é a capital da Finlândia. Chamada de “cidade branca do norte”, devido aos seus edifícios de pedra claros, ela concentra a maior parte da população finlandesa.

Helsinque é a segunda capital mais ao norte do planeta, atrás apenas da islandesa Reikjavik.

A língua finlandesa não se parece nem um pouco com as demais línguas europeias – diga-se, as línguas eslavas, germânicas e latinas? Pertencente ao grupo de línguas fino-úgricas (ou ugro-finês), o finlandês se assemelha mais ao estoniano e ao húngaro.

No norte do país – nas proximidades do Círculo Polar Ártico -, o Sol não se põe durante 120 dias do ano.

O esporte mais popular na Finlândia é o hóquei no gelo.

Os jovens finlandeses adoram rock, especialmente heavy metal (na verdade, um metal mais melódico, de influência clássica e lírica). As bandas de metal finlandesas mais conhecidas internacionalmente são Stratovarius, Sonata Arctica e Nightwish.

A sauna é praticamente uma instituição na Finlândia, ondem existem cerca de 3 milhões de saunas para uma população de pouco mais de 5 milhões de habitantes. Elas estão presentes até em ginásios e estádios. O mais curioso é o campeonato mundial de sauna, realizado todos os anos na cidade de Heinola, perto de Helsinque. A competição é simples: ganha quem conseguir ficar mais tempo numa sauna a temperaturas que podem chegar a 110º Celsius.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário