quarta-feira, 5 de outubro de 2016

10 coisas que você nunca imaginou sobre a batata


Originária do Peru/Bolívia, a batata era desconhecida do resto do mundo até a descoberta da América.

Existem mais de 200 variedades de batatas na América andina. No mundo todo, são em torno de 3.000 tipos.

A batata é o quarto alimento mais consumido do mundo, atrás do milho, do trigo e do arroz.

O maior produtor mundial de batata é a China, seguida de Rússia e Índia. Apesar do largo consumo em nosso país, o Brasil sequer aparece entre os 10 maiores produtores.

Existem mais de 400 tipos de batata-doce. Mas veja só: a batata-doce pertence à família Convulvolaceae, enquanto as batatas são da família Solanaceae, o que significa que… a batata-doce não é uma batata!

É melhor consumir batata cozida ou frita? Cozida, é claro. Enquanto 100 gramas de batata cozida possui 52 calorias, nas fritas, esse número salta para 267 calorias.

A batata inglesa crua é recomendada para quem tem problemas de estômago e intestino. Ela pode ser consumida ralada ou em suco. Compressas de batata são utilizadas contra picadas de inseto e manchas na pele.

A batata frita foi inventada por um médico francês no século XVIII, para servir num jantar em homenagem ao norte-americano Benjamin Franklin. Talvez seja por isso que ela é chamada de French fries nos Estados Unidos.

Em Bruges, na Bélgica, existe um museu totalmente dedicado à batata frita. Chamado de Museu da Batata Frita, seu acervo possui brinquedos, objetos decorativos e acessórios para fritar batatas. Detalhe: o lugar tem cheiro do produto homenageado.

Como são fabricadas as batatas Pringles? Como o fabricante consegue manter o mesmo sabor, textura e formato da batata? Para começar a Pringles não é exatamente uma batata frita, mas um produto feito à base de farinha, gordura e batata (que corresponde a 42% do produto). Digamos que é uma espécie de purê de batata assado e cortado em fatias iguais.

Mais informações: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário