quarta-feira, 5 de outubro de 2016

10 coisas que você provavelmente não sabia e nem imaginava sobre a Lua



As primeiras observações da Lua com telescópio foram feitas em novembro de 1609 pelo cientista italiano Galileu Galilei.

A Lua está 384.405 quilômetros distante da Terra. O diâmetro é de 3.476 quilômetros e o período de rotação de 27,32 dias terrestres. Outra informação importante: um dia lunar dura 29,53 dias terrestres.

Os dias lunares são escaldantes e a noites extremamente frias. A temperatura superficial varia de -150º C a 120º C.

A atmosfera lunar é constituída dos seguintes gases, na ordem: neônio, hélio, hidrogênio e argônio. A crosta é formada por rochas ricas em cálcio.

Apesar de não ser a maior (a maior é Ganimedes, uma das luas de Júpiter), a nossa lua é “proporcionalmente” o maior satélite natural do Sistema Solar.

Existe uma teoria científica que afirma ter a Lua surgida da colisão de um planeta chamado Theia, de tamanho equivalente ao de Marte, com a Terra. Tal teoria é conhecida dos astrônomos como Big Splash.

A Lua se afasta da Terra a uma velocidade um a três centímetros por ano e três metros por século.

Entre cápsulas, satélites e naves tripuladas, 70 missões visitaram a Lua desde 1 959.  A missão mais famosa foi a Apolo 11, que levou o primeiro homem à Lua.

Você sabia que existem cinco bandeiras dos Estados Unidos fincadas na Lua?

Por onde o homem passa deixa resíduos. Os astronautas que foram à Lua, por exemplo, deixaram por lá bolas de golfe, roupas, botas, sacos de xixi...

Veja mais em: Mais Que Curiosidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário