segunda-feira, 3 de outubro de 2016

10 coisas que você devia saber sobre o arroz



Para começar, uma curiosidade: você sabia que o arroz é uma planta da família das gramíneas? As gramíneas são plantas da família Poaceae, da qual fazem parte o trigo, a cevada, o centeio e a aveia?

O arroz é o terceiro alimento mais cultivado do mundo, atrás apenas do trigo e do milho.

O arroz é originário do Japão, onde é cultivado há milênios. Acredita-se que o seu cultivo tenha começado há aproximadamente 7 mil anos.

A humanidade consome aproximadamente 600 milhões de toneladas de arroz por ano. Detalhe: mais de 80% desse consumo ocorre na Ásia.

Os cinco maiores produtores mundiais de arroz são, por ordem: China, Índia, Indonésia, Bangladesh e Vietnã.

O maior produtor brasileiro de arroz é o estado do Rio Grande do Sul. As cidades com maior participação na produção nacional são Uruguaiana, Alegrete, Itaqui, Dom Pedrito e Santa Vitória do Palmar.

Em alguns países do Sudeste asiático, os agricultores comparam os grãos do arroz a grãos de ouro.

Existem mais de 140 mil variedades de arroz. O preferido dos brasileiros é o arroz do tipo agulhinha, que é muito solto. Os japoneses, por sua vez, preferem o gohan, um arroz mais pastoso e grudento.

No Japão, até o século XIX, era comum as pessoas pagarem impostos com arroz.

Ainda hoje, em alguns lugares remotos da China, as pessoas mantém o hábito de oferecer tigelas de arroz cozido aos recém-falecidos para que eles possam se alimentar em sua viagem para o além.

Mais informações: Mais Que Curiosidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário